domingo, 10 de julho de 2011

Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação



De 09 a 11 de Novembro acontecerá o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. O evento será sediado em Ouro Preto no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP.

Apresentação
Observa-se com frequência nos departamentos de Filosofia do Brasil certo ceticismo dos graduandos em Filosofia quanto à importância da carreira de professor de Filosofia no Ensino Médio, mesmo sabendo de sua recente obrigatoriedade e da grande demanda de profissionais qualificados para o exercício desta função no país. Parece faltar uma cultura acadêmica que forme um profissional apto e disposto a ensinar tal disciplina neste nível de ensino. Com a Reforma Universitária, as Licenciaturas e os cursos, de maneira geral, viram-se obrigados a rever suas demandas e ampliar perspectivas, inserindo entre elas, a do Ensino nas Escolas.

O Programa de Estímulo a Docência do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto – PED-Filosofia – foi a nossa primeira resposta à demanda de qualificação dos profissionais em Filosofia. A análise de programas de Filosofia e a avaliação dos métodos de ensino e dos materiais didáticos para esta disciplina foram as primeiras atividades desenvolvidas pelo Programa.

Inscrições
DIRETRIZES PARA INSCRIÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Para a inscrição de comunicações, os candidatos deverão enviar em anexo a ficha de inscrição completamente preenchida e o resumo da comunicação para o email enpeffe@gmail.com (O título do arquivo em anexo no e-mail deverá conter o nome do do autor e o título abreviados seguidos da sigla do encontro já presente na ficha de inscrição)
O resumo deve conter até 2000 caracteres com espaços e entre 3 e 5 palavras-chave.
A página do resumo não deve apresentar quaisquer informações que identifiquem o autor (nome, titulação, universidade, etc.), pois será avaliado anonimamente. A presença de qualquer dessas informações implicará na desclassificação do comunicador.
Poderão se inscrever graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados de qualquer área que esteja vinculada aos temas.
As áreas e respectivas sub-áreas de interesse deste encontro são:
I) Ensino de Filosofia

a) Papel da Filosofia no Ensino Médio

b) Currículos de filosofia (para o ensino fundamental, médio e superior)

c) Materiais Didáticos e Metodologias de Ensino

d) Filosofia e Ensino Religioso

e) Interdisciplinaridade

II) Filosofia da Educação

a) O que é Educação

b) Filosofia da Educação na História da Filosofia

c) Concepções de Filosofia e de Ensino

d) Ética, Política e Educação

6. O comunicador deve definir em qual área de interesse do encontro seu trabalho se localiza. Os resumos que melhor se inserirem nas respectivas áreas de interesse serão aprovados.

7. Cada comunicador poderá enviar somente um trabalho.

Início das inscrições: 16 de maio de 2011
Data limite para envio de trabalhos: 16 de agosto de 2011
Data de divulgação da primeira chamada de trabalhos aceitos: 31 de agosto de 2011
Data limite para inscrições para Ouvinte: 08 de novembro de 2011
Data do evento: 09 a 11 de novembro de 2011

http://enpeffe.wordpress.com/

Um comentário: