quinta-feira, 7 de abril de 2011

ENSINO DE FILOSOFIA E DIALÉTICA: O PROFESSOR DE FILOSOFIA E UMA DISCUSSÃO MATERIALISTA


Segue abaixo o resumo de um artigo bem interessante sobre Ensino de Filosofia.
Aqueles que queiram ler o Artigo na íntegra favor acessar o link:

revistas.jatai.ufg.br/index.php/acp/article/download/843/383

ENSINO DE FILOSOFIA E DIALÉTICA: O PROFESSOR DE FILOSOFIA E
UMA DISCUSSÃO MATERIALISTA

O entendimento que este trabalho procura demonstrar, por meio de uma pesquisa teórica, é a de evidenciar que um dos problemas apontados pelos estudos hoje é que o professor de Filosofia anda sem teto. Não é possível ensinarmos somente o conteúdo que aprendemos na academia.

Precisamos muito mais do que conteúdos de filosofia, particular sua própria prática, seu objetivo, que é o questionamento e a construção de conceitos (Gallo, 2006). Para evidenciarmos tal questão, lancei-me no propósito de estabelecer o uso da dialética no cotidiano escolar, tanto nas aulas, como na preparação de uma aula. Este propósito dialético que está calcado nas intenções materialistas que nos é comum nas atribuições de Karl Marx e marxistas.

Assim sendo, as perguntas que nos permitimos fazer para a ênfase deste trabalho é, pois, se somente o saber filosófico (conteúdos que adquirimos na academia) é capaz de lidar com a realidade das escolas que serão locais de nosso trabalho? A Filosofia possui uma prática possível de seu ensino?

Dizemos que sim, e defendemos nossa posição pelo conceito de dialética e materialismo
como métodos a serem usados e articulados pelo professor na sala de aula. O conceito
sendo construído pela dialética é livre de preconceitos, pois é completamente questionável,
e este é o movimento que faz a Filosofia, renovando-se sempre, e combatendo modismos.

Autor: GONÇALVES, P. A. Carlos.
CAJ/Universidade Federal de Goiás - UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário