quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Formação continuada de professores em EaD


A melhoria da qualidade social da educação brasileira, em todos os níveis, passa pela exigência de se oferecer a professores e gestores uma formação continuada que garanta o contato com ferramentas teórico-metodológicas que favoreça a reflexão crítica destes acerca de sua própria inserção na sociedade, nos sistemas de ensino e nas salas de aula.

A Universidade Federal do Ceará – UFC é uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento da educação inicial e continuada de professores, à distância e semi-presencial. Através do Instituto UFC Virtual a Universidade leva cursos da UAB – Universidade Aberta do Brasil – e de projetos de extensão, e pelo Humanas, à dezenas de municípios por quase todos os Estados do nordeste ofertando quase 5000 vagas.

Grande parte desses profissionais, que desejam participar de formação continuada tem de superar barreiras como a falta de tempo para dedicar aos estudos. Para atender às demandas específicas desse público, instituições públicas e privadas têm, cada vez mais, ofertado uma gama de possibilidades de cursos à distância, apoiados nas T.I.C. – Tecnologias da Informação e Comunicação. Nos últimos anos a internet tem servido de suporte para o desenvolvimento de novas tecnologias, como os A.V.A. – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – e metodologias que permitam levar formação àqueles que estão distantes dos grandes centros de ensino, que não tem muito tempo ou por que são privados por algum outro motivo para estudar em cursos presenciais em horários tradicionais. Penso que a modalidade de ensino-aprendizagem semi-presencial e não presencial são alternativas solidárias e igualitárias para o problema da escassez de vagas nos cursos presenciais.

A EaD colabora nisso, pois o aprendizado dos alunos depende de um conhecimento atualizado. Se a formação deve ser entendida como um processo continuado, devemos continuar criando condições para que cada vez mais profissionais da educação possam se inserir nesse processo. A EaD é um caminho solidário e igualitário!

Marney Eduardo Ferreira Cruz
Mestre em Educação – Universidade de Brasília - UnB
Coordenador Pedagógico – Humanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário