terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pelo menos uma criança chora nesse momento!



Pelo menos uma criança chora nesse momento!

Professor Ms. Marney Cruz (Humanas - UFC)

Pelo menos uma criança chora nesse momento! É o sentimento da criança adormecida dentro de mim quando soube da morte do professor Lipman que tantas vezes utilizei de seus livros para ministrar aulas para crianças, adolescentes e professores que árdua mas prazerozamente ensinam crianças pelo Brasil.

Dr. Matthew Lipman, criador do movimento de Filosofia para Crianças e professor emérito da Montclair State University,faleceu dia 26 de dezembro de 2010 em sua residência West Orange, Nova Jersey Estados Unidos - EUA. Lipman nasceu 24 de agosto de 1923 em Vineland, NovaJersey. Serviu na infantaria dos EUA de 1943-1946 na França e na Alemanha, e foi premiado com duas estrelas de bronze durante a Segunda Guerra Mundial. Suas experiências ajudando a libertar os campos de concentração na Alemanha é narrado em sua autobiografia, A Life Teaching Thinking.

O professor Lipman estudou em Stanford, Columbia, Sorbonne, em Paris e na Universidade de Áustria, obteve seu Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Columbia em 1954. Sua tese, depois publicada como What Happens in Art (1967) foi sobre da obra de John Dewey, com quem teve contato, e que elogiou seu trabalho. Lipman se tornou professor de Filosofia na Universidade de Columbia e presidente do Departamento Geral de Educação na Universidade de Columbia em 1950 e 1960, período durante o qual ele também ensinou no Sarah Lawrence College e da City College de Nova York.

Deixou vasta obra sobre Ensino de Filosofia para crianças e é estudado hoje nos principais cursos de graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pelo Brasil, dentre seus livros encontramos alguns traduzidos no Brasil: A Filosofia vai à Escola, A Comunidade de investigação e o raciocínio crítico, A Filosofia na sala de aula, Issao e Guga, Luisa Filosofia para crianças, Natasha – diálogos vygotskianos, O pensar na educação e Pimpa.

Em nota assina pelo professor da Walter Kohan (UERJ) descreve o sentimento de perda do estimado professor.
“Colegas,
Uma criança chora.
Ontem morreu Matthew Lipman, criador do programa de filosofia para crianças, nos Estados Unidos.
Sua obra excede e muito seu programa.
Como professor e filósofo, foi generoso, comprometido e aberto.
Em 2008 publicou uma autobiografia, A Life Teaching Thinking, ainda sem tradução.
Outra criança ri.
Está lendo Pimpa.”
Walter Kohan

Um comentário:

  1. Caro Professor Walter,recebi com pesar a notícia do falecimento de Matthew Lipman.
    Que Deus o tenha em seu Reino, e que de lá possa iluminar, a todos nós professores não só de Filosofia, mas de todas as áreas a organizar um programa reflexivo em benefício dos alunos.Sou mais uma criança que se une a ti a chorar a morte de Lipman.
    Abraços, Ilca F. Stein

    ResponderExcluir